segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Terapia japonesa - fácil e eficaz.



Esfregar o corpo com uma toalha quente e húmida, um método desenvolvido por Michio Kushi, é um excelente tratamento para as alergias. Ao esfregar o corpo, a circulação sanguínea melhora e é activada, a circulação linfática é acelerada, os poros da pele abrem, ajudando o organismo a eliminar as toxinas através da pele, e estimula os meridianos de energia, considerados na acupunctura.

Mergulhe uma toalha de algodão em água bem quente ou simplesmente coloque-a debaixo da torneira de água quente. Torça-a e de seguida esfregue todo o corpo até a pele ficar rosada

(sempre que a toalha arrefeça volte a mergulhá-la em água quente), dando particular atenção aos dedos dos pés e das mãos. Faça esta fricção durante cerca de 15 minutos de manhã e/ou à noite. Para além de actuar beneficamente sobre o sistema imunitário, ajuda também a melhorar a vitalidade e, se realizada antes de dormir, a dormir melhor.

Os japoneses acreditam, que a pele deva ser "trabalhada" a fim de evitar-se a formação de depósitos de gordura, de áreas mortas e frouxa da rigidez muscular provocada pela acumulação de tensões.

O banho japonês simboliza um ritual social, incluindo o muito apreciado esfregar de costas recíproca entre familiares e amigos. Até as crianças pequenas esfregam as costas dos pais, aprendendo, na idade de dois ou três anos, que a fricção durante o banho é um elemento essencial e agradável da rotina diária.

Para beneficiar a circulação, aumentar a resistência a infecções e resfriados, para suavizar, alisar e revitalizar a pele, para refinar silhueta e tornar o organismo menos susceptível a resfriado, deve-se fazer uma fricção de corpo inteiro diariamente, ainda que apenas por cinco minutos.




A cada dois ou três dias, é importante reservar um tempo especial para uma sessão mais longa, com alternância de fricção e imersão. A fricção deve sempre respeitar a pele. Ela precisa ser estimulante, não-abrasiva e não pode provocar irritações. Para isso, utilizam-se utensílios de textura apropriada para as diversas superfícies do corpo.

A pele é um órgão de eliminação e libera diariamente quase meio quilo de restos, através dos poros. O que acontecerá, não apenas à pele, mas também às artes menos visíveis do corpo, se esses "restos" não forem activamente removidos?


1. O processo de fricção tem vários objectivos, sendo o mais óbvio – limpeza e escamação – a remoção completa de impurezas, toxinas e da camada superficial de células mortas, sem luminosidade.

2. Ao esfregar vigorosamente o corpo, também se realiza uma massagem que revitaliza a circulação e o metabolismo da pele, trazendo mais para perto da superfície o sangue e os nutrientes, o que promove um brilho de saúde e vitalidade. Acredita-se que essa massagem seja um excelente método de estímulo por pontos de pressão.


Fricção do corpo com uma toalha quente e húmida.

Deve ser executada imediatamente depois de acordar ou antes de dormir. De manha os movimentos percorrem o corpo de baixo para cima – começam nos dedos dos pés e terminam no rosto, cabeça e crânio. A noite os movimentos são empreendidos no sentido inverso. Podemos associar a sequência com o movimento do Sol, que sobe na madrugada e desce no crepúsculo.
Vamos precisar de uma toalha de rosto e um recipiente (feito de louça ou barro) cheio de água quente.

Dobramos a toalha várias vezes e mergulhamos o centro dela na água. Torcemos, movendo as pontas da toalha em sentidos opostos. Em seguida, dobramo-la, formando uma almofada, que tenha o tamanho ligeiramente superior a palma de mão. Iniciamos uma fricção da pele (metódica e consciente), no sentido determinado pela hora do dia.

Nesta fase o objectivo é observar a coloração da pele após a fricção:
1. Pele deve ficar rosada
2. Zonas, que se mantêm pálidas, devem ser friccionadas um pouco mais tempo nas próximas aplicações.

Esta terapia traz vantagens e benefícios para a saúde do seu corpo.
A noite. Fricção no ritmo “vai-vem” (com movimentos firmes e regulares) estimula a expulsão de toxinas, contidas nos poros da pele, permite a regulação da secreção sebácea, elimina as células mortas e estimula a micro circulação de sangue. A toalha vai ficar saturada de impurezas e toxinas e deve ser lavada imediatamente após esta utilização.

Pressão exercida e o calor da toalha (no acto de fricção) promovem o relaxamento muscular, o que proporciona a prevenção de tenções no corpo, permite um sono tranquilo e reparador – um descanso perfeito!

Direcção dos movimentos (no sentido descendente) permite a transferência de energia corporal para as regiões inferiores, que por sua vez é a condição principal para um descanso total dos músculos e do sistema nervoso.

Terapia com a toalha quente (na sua totalidade) permite, que a energia interna do seu corpo fique num equilíbrio cada vez mais profundo e sentido com a energia do ambiente, que o rodeia (aumente a frequência, se for necessário) – e é o maior dos benefícios desta terapia.

As sensações de bem-estar, de paz e satisfação são tão reais e duradouras, que, só por isso, vale a pena experimentar esta sequência!

É altamente recomendável aplicar esta terapia após os esforços físicos, ao longo de desafios mentais ou desgastes emocionais. Dê esta ajuda ao seu corpo: crie as condições para a sua recuperação, vitalidade, bem-estar e vigor.

De manha.Terapia é executada no sentido inverso (ascendente) e tem como objectivo proporcionar o aumento de vitalidade, de força física e anímica. Pode ser a solução para as pessoas, que têm um acordar difícil e falta de energia.

O aumento de energia (no seu corpo eterico) é real, sentido, satisfatório e confortável – pode ser uma razão suficiente (por si só) para a prática da terapia de toalha quente.
A terapia, na sua totalidade, pode ser a solução fácil para resolver a questão de higiene diária (com gasto de água mínimo) e é praticada pelo povo japonês desde os tempos mais remotos. Nunca deve ser praticada no mesmo tempo, que toma banho de chuveiro ou de banheira, pois provoca a intensificação do fluxo sanguíneo ímpar.

Todos, os que praticaram esta terapia japonesa – ritual da toalha quente, têm imensos elogios e testemunhos de agrado sobre ela e suas consequências: uma delas é o fortalecimento de ligações e cartilagens (braços, mãos, pulsos, pescoço e etc.) e outra é aumento de flexibilidade nas mesmas e a desenvoltura geral do corpo.

P.S. Em comparação com o ritual de fricção japonês, o banho no estilo ocidental (de limpeza superficial e breve com sabonete) parece rudimentar. Os japoneses têm consciência, há muito tempo, da importância primordial da limpeza interna e externa.

Extraído do livro: Beleza Japonesa
Autora: Michelle Dominique Leigh

Sem comentários:

Enviar um comentário