sábado, 10 de abril de 2010

Sistema U-SIN. A teoria dos 5 Elementos.


A Teoria dos 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal e água) é um conceito filosófico ancestral usado para interpretar a relação entre fisiologia e patologia do corpo humano e do meio ambiente.

Segundo esta teoria: os 5 elementos estão em constante movimento e mudança, e a interdependência e restrição mútua dos 5 elementos explica a complexa conexão entre os objectos materiais, assim como a unidade entre o corpo humano e o mundo natural.

Na Medicina Tradicional Chinesa, os órgãos viscerais, assim como também outros órgãos e tecidos, têm características similares aos 5 elementos. Através dessas comparações, o acontecimento de diversos fenômenos pode ser atribuído aos 5 elementos.
Baseando-se nas características, formas e funções de diferentes fenômenos, pode-se explicar o complexo vínculo entre a fisiologia e as patologias, assim como a interconexão entre o corpo humano e o mundo natural.
Os 5 elementos surgiram da observação de vários processos, funções e características dinâmicas percebidas no mundo natural. Os aspectos característicos em cada um dos 5 elementos são os seguintes:


1. Entre os 5 elementos existe uma estreita relação que pode ser classificada como produção e regulação mútua, segundo as condições fisiológicas; e relações de invasão e violação mútua, segundo as condições patológicas. Ao se produzir e regular mutuamente, as funções de diversos sistemas coordenam-se e acontece, assim, a homeostasis. Quando acontece a invasão e violação, podemos observar as mudanças patológicas e prever suas complicações.

2. A ordem de produção mútua entre os 5 elementos é a seguinte: a madeira produz fogo, o fogo produz a terra, a terra produz o metal, o metal produz água, e a água gera madeira. Desta maneira, cada um dos 5 elementos têm a capacidade de produzir uma relação com todos os elementos e, por conseguinte, a produção se torna um ciclo interminável.

3. Ao respeito da regulação mútua, a ordem é a seguinte: a madeira regula a terra, o metal regula a madeira, e assim sucessivamente. Cada um dos 5 elementos, também, compartilha da relação de coordenação com os demais elementos. A produção e regulação mútua são dois aspectos que não podem ser separados. Se não existe produção, então, não há nascimento nem desenvolvimento. Se não existe regulação, então, não há mudança nem desenvolvimento para manter as relações em harmonia. Estas relações é a base para a circulação dos elementos naturais.

4. A invasão e violação são as condições patológicas das relações de produção e regulação mútuas normais. A invasão significa, que a regulação de um dos 5 elementos sobre o outro ultrapassa o nível normal; enquanto que a violação significa que um dos 5 elementos regula seu elemento contrário sem seguir a ordem de regulação mútua normal.

Conheça mais sobre a Medicina Tradicional Chinesa!

Sem comentários:

Enviar um comentário