sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pontos biologicos activos - PBA.


Pontos de Energia.

Todas as práticas chinesas incluem, directa ou indirectamente, o trabalho de desbloqueio dos pontos de energia. Localizados abaixo da pele, esses vórtices energéticos transmitem o chi através de linhas preferenciais que se inscrevem no corpo numa topografia precisa. Ou seja, essas linhas ou meridianos, resultam de interligação ordenada dos pontos entre si, e cada meridiano dispõe de um certo número invariável de pontos.

O meridiano é um trecho ao longo do circuito energético, uma faixa de representação fisioenergética com estreitas conexões com o órgão material que lhe dá o nome. Alinhados verticalmente no território somático, 309 pontos, duplicados nos dois lados do corpo, se interligam formando a Grande Circulação de Energia - a cadeia dos 12 meridianos principais. Acrescidos dos 52 pontos pertencentes aos 2 meridianos ímpares da Pequena Circulação, tem-se 670 pontos denominados pontos de meridianos.

Além desses, um grande número de pontos extra-meridianos, pontos do micro sistemas da orelha, do nariz, das mãos e dos pés completam um total de cerca de 1000 pontos conhecidos e utilizados nas terapias chinesas.O que de facto ocorre quando da estimulação dos pontos – com agulhas, calor ou pressões - é algo que somente a perspectiva energética chinesa esclarece. Mas os pontos não se nivelam em importância. Cada um deles tem seus efeitos e indicações específicas, embora aqueles que pertencem a um mesmo meridiano apresentem efeitos terapêuticos muito semelhantes.

Basicamente, cada um dos pontos tem propriedades locais e sistémicas mais ou menos pronunciadas. O efeito local refere-se a uma contingência anatómica: independentemente do meridiano a que pertence, um ponto irá influir na área do corpo onde se localiza. Sua estimulação promove o descongestionamento local, beneficiando afecções da estrutura e ainda influindo nas disfunções de um órgão que se localiza naquela região.

A acção sistémica é mais abrangente: por diferentes motivos, um ponto terá relações específicas com certas funções pertinentes ao seu meridiano; sua estimulação trará subsídios para a regularização da função alterada.
.
Actualmente, com ajuda dos aparelhos sofisticados e de alta precisão, foram detectados mais de 5000 pontos biologicos activos no corpo humano. Significa isso, que nosso corpo é um mapa perfeito de controlo e cuidado da saúde e de bem-estar continuos.
.
Assumem o controlo!

Sem comentários:

Enviar um comentário